A construção da proposta de intervenção

Para a proposta inicial de uma intervenção foi realizado no grupo um brainstorm que corroboraria no surgimento das primeiras ideias abstratas. Vários objetos foram citados nesse processo, como espelhos, puffs e jaulas, assim como características e elementos do local que mereceriam destaque em uma futura intervenção, como árvores, pássaros, vento e a dicotomia de iluminação do local.

O amadurecimento dessas ideias levou a proposição de três ideias concretas sendo essas:
1- Um labirinto que possuía suas peças móveis e, portanto, se ajustaria para cada indivíduo.
2- Uma teia com fitas de led que conduziam a uma estrutura central também com led e formato semelhante a uma árvore.
3- Um sistema de canaletas móveis, que permitia a passagem de água a partir das decisões das pessoas.
Com essas intervenções buscava-se causar no participante as principais sensações listadas pelo grupo, além de permitir que ele as alterasse.

Uma pesquisa individual e posterior discussão em grupo, no entanto, trouxe a tona três novas ideias, dentre as quais uma seria a definitiva para a intervenção.
1- Um espaço que poderia rastrear o caminho feito pelas pessoas dentro dele, mostrando o desenho criado pelo rastro em uma projeção.
2- Um sistema de mangueiras e reservatórios com água, no qual as pessoas interagiam para manter o fluxo constante.
3- Estruturas rígidas que iriam interagir de alguma maneira com mangueiras contento água e algumas projeções.

Com os conhecimentos adquiridos no workshop de eletrônica, pode-se trabalhar melhor a última ideia proposta, chegando-se a seguinte intervenção:

Estruturas chamadas tensegrity seriam montadas no meio do pátio disponível no local, e acoplados a ela bolsas com água e óleo. Também acoplado a essas estruturas, sensores de mercúrio garantiriam a interação dos objetos no pátio com uma projeção na parede ao fundo do local. Por último, folhas secas cobririam o chão e garantiriam uma ambiência sonora, que remeteria ao local.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta elaborada a partir dos textos de Flusser e Usman